Antes demais...

Olá a todos que por aqui passam.


Este é o meu primeiro blog e nele vou falar sobre Web 2.0.


Espero que seja uma boa experiência e o início de uma longa viagem pelo mundo dos blogs!!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Web e a comunicação publicitária







A publicidade, dentre outras coisas, trabalha para que o valor de determinada marca se torne cada vez maior e mais positivo perante o público envolvido. Esse valor de marca não expressa somente o valor financeiro, mas muitas outras especificidades como valor emocional, de mercado, de consumo, de maneira que quando falamos Valor de Marca (Brand Value), estamos tratando na verdade dos atributos que a Marca carrega consigo, desde logomarca até qualidade de produto e serviço de atendimento ao consumidor, ou seja, a Eqüidade da Marca (Brand Equity). Enquanto Brand Value se refere ao valor de um nome com seus atributos, Brand Equity é mais abrangente e diz respeito à capacidade de uma marca de alavancar negócios, talentos, distribuição, consumo, parcerias, etc. É a somatória de tangíveis e intangíveis que constroem o valor de uma marca dentro do dia-a-dia do público-alvo. Para demonstrarmos essa “equação” escolhemos a marca Google Inc. que, além de ser, no momento, a marca mais valiosa do mundo, tem algumas características que fogem do comum, como de vender um serviço intangível, e não um produto.

A Google Inc, empresa desenvolvedora de serviços online, surgiu em 1996 na forma de um projeto de site de busca avançada, rápido e com maior qualidade de ligações. Seus criadores e até então estudantes de doutorado da Universidade de Stanford Larry Page e Sergey Brin, idealizaram um sistema simples e abrangente, visto que não existia até então uma plataforma que respondesse com rapidez e qualidade seus objetivos na hora da procura.

Dos fatos iniciais da empresa, nenhum aparentemente justifica seu crescimento acelerado e seu posicionamento de marca mais valiosa no mundo (valor equivalente á US$ 66,434 bilhões), com apenas 10 anos de existência. O fato é que muitos destes detalhes viabilizados pelos criadores ajudaram, e muito, a construir o que a empresa é e mais importante, o quanto ela vale.

Inicialmente foi de fundamental importância a execução da missão criada por Page e Brin, de fazer um site que oferecesse a melhor opção de busca na Internet que tornasse as informações mundiais acessíveis e úteis, pois de nada adianta uma boa comunicação publicitária se o serviço prestado não é de qualidade. Elaborar e executar uma plataforma de simples utilização que faz uso de tecnologias que facilitam a busca otimizada e asseguram que os resultados mais importantes ou que melhor se encaixem com o procurado sejam encontrados foi o primeiro passo para tornar a empresa uma grande marca.

Os próximos passos e não menos importantes foram a escolha do nome e a criação da logomarca. O Nome, baseado na expressão googolplex que representa o número 1 seguido de 1000 zeros, demonstra a imensidão da web e a facilidade adquirida de encontrar qualquer coisa na web com a respectiva ferramenta de busca. A logomarca, que durante os 10 anos evoluiu junto com a empresa, é baseada nas cores primárias e em fontes comuns, tudo para facilitar a leitura de modo que em qualquer língua ou escrita, seja entendida e captada.

A Google Inc. é conhecida como uma empresa que faz uso de meios publicitários não convencionais. Basicamente, ela se preocupa em divulgar suas ferramentas dentro das demais ferramentas, de modo que se o consumidor utiliza uma, terá facilidade em adquirir as demais. Além disso, todo sistema que está ligado ao Google carrega consigo uma assinatura ou logomarca da empresa, fazendo com que ela esteja presente em uma maior quantidade de sites e hospedagens. Por outro aspecto, a empresa investe em mídias alternativas e anuncia, na maioria das vezes, suas ferramentas.


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